LIÇÃO 3

CONCEITOS BASE


3. Reduzir e reorganizar o mobiliário

É preponderante entender que está a vender uma casa…não a sua casa.

Com isto queremos dizer que, para melhor vender uma casa, esta terá de mostrar as funções do espaço sem que este esteja necessariamente adaptado ás necessidades diárias do vendedor (no caso de habitar a casa na altura das visitas).

Demonstramos-lhe com o seguinte exemplo: a sua família tem 5 ou 6 pessoas a habitar a casa, no entanto, o número de cadeiras em volta da mesa da sala ou cozinha não deverá ultrapassar as 4, tendo em conta a dimensão do espaço em que se encontra.

O espaço deve estar organizado, sugerindo a utilização/função, mas não carregado de mobiliário e objectos.

A redução de mobiliário existente numa casa têm como principal objectivo demonstrar ao potencial comprador a área do espaço.
Com uma redução equilibrada dos objectos existentes, o espaço poderá até dar a ideia de ter um área superior á real.

Agrupe o mobiliário formando conjuntos. Evitando a dispersão do olhar, o comprador permanece concentrado nos pontos positivos da casa.

Remova os objectos que estão sobre o mobiliário.

Mantenha os conjuntos decorativos mais simples restringindo a grupos de 1, 3 ou 5 objectos. Esta a a melhor forma do comprador se identificar com o ambiente.


A cozinha deverá estar o mais despojada possível de acessórios á vista.

A bancada deve estar limpa de objectos, permitindo ver toda a sua dimensão. O facto de não existirem objectos (baldes, vassouras, esfregonas, aspirador, etc) á vista, demonstra que existe arrumação suficiente.


Nas instalações sanitárias, remova igualmente todos os objectos de uso pessoal. Coloque-os, por exemplo, numa caixa decorativa que facilmente encontrará numa loja de decoração tipo IKEA ou Loja do Gato Preto, em que a escolha é variada, interessante e os preços atractivos.






Aplicar neste espaço um objecto decorativo (um castiçal elegante, uma jarra de desenho simples com um arranjo de plantas secas, etc) poderá marcar pela diferença, em que o elemento surpresa despertará o interesse do comprador.










Conjugue os tecidos - colchas, almofadas, as toalhas,etc. -  com uma ou duas cores no máximo. Recorra sempre a cores suaves, claras e neutras.

Consulte as nossas dicas sobre este conceito.