LIÇÃO 5

CONCEITOS BASE


5. Luz e Cor

 

Deixe a luz natural invadir a sua casa.

A luz natural não deverá ter obstáculos para entrar na casa que pretende vender.

As cortinas deverão ser translúcidas, de cores neutras, suavizando a entrada directa da luz do sol, criando o ambiente que vai cativar o seu cliente.

Mesmo durante o dia, deverá deixar acesas algumas luzes da casa, evitando zonas de sombra.

Á noite, acenda todas as luzes que poder.



Psicologia da cor


A influência psicológica que as cores exercem no ser humano é tal, que estas são assimiladas mais rapidamente pelo cérebro do que a própria forma de um objeto.

Quando lê a palavra PRETO, a cor azul utilizada no grafismo é muito mais rápida que o próprio nome da cor.
Esta é uma forma de demonstrar a importância da cor, quando se pretende influenciar o arrendatário ou comprador de uma casa.
Quando executamos uma operação de Home Staging temos de entender como reagimos às impressões cromáticas, para, assim, controlar o fenomeno a nosso favor, abrindo um leque de possibilidades comunicativas.
Embora o significado das cores seja de caráter essencialmente cultural – uma mesma cor pode representar emoções diferentes e até mesmo opostas, dependendo da cultura – algumas generalizações foram percebidas e estudadas, criando relações que, embora aparentemente contraditórias, ajudam a traçar o perfil emocional de cada cor.




Branco

O branco é a reflexão total de todas as cores.
Transmite uma sensação de neutralidade. Branco é pureza e é uma cor que não compromete. Visualmente, o branco transmite uma elevada percepção do espaço. O efeito negativo do branco sobre cores quentes, é o facto de as fazer parecer extremamente coloridas.

Positivo
Higiene, esterilidade, claridade, pureza, limpeza, simplicidade, sofisticação, eficiência.

Negativo
Esterilidade, frieza, barreiras, ausência de simpatia, elitismo.


Amarelo 

O amarelo representa o estímulo. A tonalidade certa de amarelo levanta a moral e a auto-estima; é a cor da confiança e do optimismo. Em demasia ou na tonalidade errada, pode fazer com que a auto-estima dê lugar ao medo e a ansiedade.

Positivo
Optimismo, confiança, auto-estima, extroversão, força emocional, simpatia, criatividade.

Negativo
Irracionalidade, medo, fragilidade emocional, depressão, ansiedade, suicídio.


 Laranja

Resultando da combinação de encarnado e amarelo, a cor laranja é estimulante e reactivo, combinando o físico e o emocional. Faz as nossas mentes concentrarem-se em questões de conforto físico - alimentos, calor, abrigo - e sensualidade. É uma cor “divertida”. Negativamente, centra as nossas atenções no oposto - a necessidade do que se perdeu. E demasiado cor-de-laranja sugere frivolidade e ausência de valores intelectuais sérios.

Positivo
Conforto físico, alimento, calor, segurança, sensualidade, paixão, abundância, divertimento.

Negativo
Privação, frustração, frivolidade, imaturidade.


Encarnado

O encarnado parece estar mais próximo do que na realidade está, e por isso capta a nossa atenção…”aperta o espaço”. Produz um efeito físico uma vez que está provado que o encarnado aumenta a nossa tensão arterial. É estimulante, vivo e muito amigável! Mas, ao mesmo tempo, pode ser encarado como exigente e agressivo.

Positivo
Coragem física, força, calor, energia, sobrevivência básica, estímulo, masculinidade, entusiasmo.

Negativo
Desafio, agressão, impacto visual, perturbação.


Rosa

O rosa afecta-nos fisicamente mas acalma em vez de estimular. A cor rosa é, psicologicamente, uma cor poderosa. Representa o princípio feminino e a sobrevivência da espécie. No entanto, demasiado rosa, esgota-nos em termos físicos.

Positivo
Tranquilidade física, alimento, calor, feminilidade, amor, sensualidade, sobrevivência da espécie.

Negativo
Inibição, claustrofobia emocional, fraqueza física, desmasculinização (castração).


 Violeta

O violeta eleva a consciência a um nível de pensamento superior, mesmo até a um nível espiritual. É altamente introvertida e encoraja a contemplação ou meditação profunda. Associa-se à realeza e geralmente comunica a mais elevada qualidade. Tem associações com o tempo, o espaço e o cosmos. A utilização excessiva do violeta pode trazer demasiada introspecção e a tonalidade errada pode transmitir algo de vulgar e de mau - muito mais rapidamente que outras cores.

Positivo
Consciencialização espiritual, contenção, visão, luxo, verdade, qualidade, autenticidade.

Negativo
Introversão, decadência, supressão.


 Azul

O azul é a cor da mente e é essencialmente tranquilizante. Azuis fortes estimulam pensamentos claros e os azuis suaves mais claros acalmam a mente e ajudam à concentração. É a cor da comunicação sem obstáculos. No entanto, pode ser também sentida como fria, com ausência de emoção e desagradável.

Positivo
Inteligência, comunicação, confiança, eficiência, serenidade, dever, lógica, frescura, reflexão, calma.

Negativo
Frieza, frivolidade, ausência de emoções, ausência de simpatia.


Verde

O verde capta o olhar e como não precisa de ajuste é, por isso, uma cor tranquilizante. É a cor do equilíbrio - muito mais do que a maior parte das pessoas pode pensar. Quando o ambiente que nos rodeia contém muito verde, tal indica a presença de água e, consequentemente, um risco de fome diminuto - por isso, o verde tranquiliza-nos a um nível primário.

Positivo
Harmonia, equilíbrio, frescura, amor universal, recuperação do descanso, segurança, consciencialização ambiental, equilíbrio, paz.

Negativo
Aborrecimento, estagnação, malícia, enervamento.


Castanho

O castanho é geralmente constituído por vermelho, amarelo e grandes quantidades de preto. Consequentemente, tem muito da mesma seriedade do preto, apenas mais quente e mais suave. O castanho está associado à terra e ao mundo natural. É uma cor sólida e confiável e a maior parte das pessoas consideram-na uma cor que transmite apoio de uma forma serena - mais positivamente do que o preto que é mais supressor do que apoiante.

Positivo
Seriedade, calor, natureza, terra, fiabilidade, apoio.

Negativo
Ausência de humor, peso, falta de sofisticação.


Preto

Preto é a junção de todas as cores - totalmente absorvidas. O preto cria barreiras de protecção, uma vez que absorve toda a energia que vem na sua direcção e cobre a personalidade. Positivamente, comunica clareza absoluta, sofisticação e excelência sem cedências. Cria uma percepção de peso e de seriedade. O preto é essencialmente uma ausência de luz e pode, por isso, ser assustador.

Positivo
Sofisticação, “glamour”, segurança, segurança emocional, eficiência, substância.

Negativo
Opressão, frieza, peso.


Cinzento

O cinzento puro é a única cor que não possui propriedades psicológicas directas. No entanto é bastante supressora. Uma ausência virtual de cor é deprimente e quando o mundo se torna cinzento, somos instintivamente condicionados a introvertermo-nos e a prepararmo-nos para a hibernação (o sono do Inverno). A menos que a tonalidade seja a correcta, o cinzento tem um efeito humidificante sobre as outras cores utilizadas em conjunto com ele. A utilização massiva de cinzento indica geralmente falta de confiança e medo da exposição.

Positivo
Neutralidade psicológica.

Negativo
Falta de confiança, humidade, depressão, hibernação, falta de energia.



Consulte as nossas dicas sobre este conceito.