CONCEITOS BASE
4. Despersonalizar o espaço
Este é o passo que se torna mais difícil de executar quando se está a vender uma casa ao mesmo tempo em que ainda se habita nela.
Quando um comprador visita uma casa que tem demasiadas distracções, demasiados objectos pessoais, e que está cheia de mobília e objectos, sente-se como um invasor do espaço de alguém, e que ali não existe lugar para si.
O potencial comprador deve entrar nos espaços da casa e imaginar-se a preenche-los com a sua identidade e, para que isso aconteça, não poderão existir outras referências.
Poderá manter os quadros ou objectos pendurados nas paredes, no entanto tenha em atenção o excesso ou a falta de organização.
Poderá aplicar aqui a regra de falamos anteriormente, restringindo os conjuntos decorativos a grupos de 1, 3 ou 5 objectos.
Um candeeiro desproporcionalmente grande ou com uma imagem pesada poderá ser substituído por uma solução mais neutra e que ofereça mais iluminação. Assim, o pé-direito (altura interior da habitação) parecerá maior.
Soluções económicas como capas para um sofá gasto pelo uso, almofadas, colchas de cama, tudo isto recorrendo a cores neutras ou tons suaves (branco, bege, etc.) transmitem uma sensação de maior dimensão do espaço, mais luz, criando cenários chiques, estilos comuns em hotéis.